top of page
Amaces  (1).jpg

União dos Agentes de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde de Minas Gerais

📰 Seminário destaca lutas históricas e novos desafios dos ACS e ACE em Belo Horizonte

Na manhã da última segunda-feira (16/06), a Câmara Municipal de Belo Horizonte sediou um importante seminário em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Foi ressaltado os riscos enfrentados pelos agentes em campo e a importância de reconhecer a insalubridade como de grau máximo:
“Vocês enfrentam sol, chuva, violência urbana e ainda são sobrecarregados por prefeituras que não oferecem estrutura. Falta valorização!”, afirmou.

Na manhã da última segunda-feira (16/06), a Câmara Municipal de Belo Horizonte sediou um importante seminário em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). O evento, promovido pela Comissão de Saúde e Saneamento, reuniu lideranças sindicais, parlamentares e trabalhadores da base, com o objetivo de celebrar conquistas e mobilizar a categoria por novos avanços legislativos e estruturais.

Entre os participantes, destacou-se a presença do presidente da AMACES, João Rodrigues, que reforçou a importância da mobilização contínua e da união entre as entidades representativas para garantir valorização real e condições dignas de trabalho para os agentes em Minas Gerais.


✊ Conquistas lembradas, lutas renovadas

Durante o evento, a presidente da CONACS, Ilda Angélica, relembrou as origens da categoria, criada no Ceará há mais de duas décadas, e os marcos legais já conquistados, como o piso salarial nacional, o plano de carreira, o reconhecimento da insalubridade e as atribuições oficiais da profissão. Apresentou os projetos de lei em tramitação no Congresso: o PL 6169/2023 e o PLP 185/2024.


📢 Presença de Fred Costa e frente estadual

O deputado federal Fred Costa (PRD-MG), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ACSs e ACEs, também participou do encontro. Ele ressaltou os riscos enfrentados pelos agentes em campo e a importância de reconhecer a insalubridade como de grau máximo:


Vocês enfrentam sol, chuva, violência urbana e ainda são sobrecarregados por prefeituras que não oferecem estrutura. Falta valorização!”, afirmou.


Durante o seminário, a presidente da FESMIG, Dirce Aída Melo, anunciou a criação da Frente Parlamentar Estadual dos ACSs e ACEs em Minas Gerais, com o apoio inicial de 28 deputados estaduais. A frente promete atuar contra a precarização, a terceirização e em favor de infraestrutura e estabilidade para a categoria.


💬 Atuação firme da AMACES

João Rodrigues representou a AMACES e reforçou o compromisso com a valorização da categoria.

participou de um importante seminário que discutiu os avanços e os novos desafios da categoria.
👉 Piso, insalubridade, aposentadoria especial e mobilização nacional foram destaque!

Saiba Mais
bottom of page